Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

27 de novembro de 2015

"Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus, pela oração e súplicas, com acção de graças."
Filipenses 4:6
 Ontem estava tão mal...que hoje olho para estas fotografias e pergunto-me como fui capaz de fazer tudo isto.
Estou com uma contratura na zona da omoplata. Não durmo há três noites. Tenho de rebolar na cama e atirar-me para o chão para me conseguir levantar de manhã. Não têm sido dias fáceis.
Ainda assim há tanto para agradecer. Hoje por exemplo, as minhas colegas estiveram toda a manhã a colocar-me toalhas quentes na zona afetada. Uma delas massajou-me a omoplata, o ombro, o pescoço. Há que agradecer por termos quem goste de nós.
Vamos aos comes. Foi a primeira vez que fiz uma tarte de maçã coberta, ao estilo americano.
Usei a receita da Joana Roque e, para além de bastante fácil de executar, fica uma delícia.
Para o prato principal, como já não como carne há largos meses, levei um bom pedaço de seitan ao forno, com batatinhas novas e vegetais.

Querem a receitinha?
Ora aqui vai.

Ingredientes:

1 beringela cortada em pedaços (com casca)
1 cebola às rodelas
4 dentes de alho esmagados
1 courgete em pedaços (com casca)
4 ou cinco batatinhas novas por pessoa (ou mais, se forem comilões)
2 folhas de louro
1 e 1/2 chávena de vinho branco
1 chávena de polpa de tomate
sal q.b.
pimenta caiena q.b.
alho em pó q.b.
1 cenoura às rodelas
alguns pedaços de pimento verde
raminho de tomilho
coentros a gosto
azeite q.b.
1 pacote de seitan Provida

Preparação:

Se tiverem tempo para planear a refeição, podem sempre cortar o pedaço de seitan logo de manhã (fatia fininhas sem cortar até ao fundo) e deixá-lo a marinar em limão, alho, louro e um pouco de sal.
Se não, temperam na hora.
Dispor a cebola no fundo do tabuleiro, adicionar o azeite e os alhos esmagados.
Colocar o seitan no centro, já temperado (sal, alho em pó, louro e um pouco de pimenta caiena) e com uma rodela de cenoura em cada intervalo para fazer a separação entre fatias.
À volta, dispor os vegetais e as batatas (lavei-as e dei um golpe com a faca para cozerem mais depressa mas assei-as com casca).
Numa tigela misturar o vinho com a polpa de tomate e os coentros picados e verter por cima do tabuleiro. Se ficar demasiado espesso acrescentar mais um pouco de vinho.
Salpicar as batatas e os vegetais com sal e colocar umas nozes de manteiga.
Levar ao forno por 40 minutos a 180º. Pode variar de forno para forno.
Durante este tempo ir humedecendo o seitan com o molho para que não seque em cima.
Experimentem! Fica uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |