Masoquismo, Insegurança, Altruísmo ou Tudo junto

20 de fevereiro de 2013

A melhor amiga da minha filha foi aquela que a gozou quando ela cortou a franja.
A melhor amiga da minha filha é aquela que quer mandar em todas as brincadeiras, que diz ser a melhor e a mais bonita da sala.
Eu, que nunca na minha vida tive paciência para que mandassem em mim ou me diminuíssem, tenho dificuldade em perceber esta relação entre as duas.
Ontem a conversa foi:
- mãe, não quero levar essa camisola polar, porque me faz parecer gorda.
Isto já com vontade de armar a birra, choradeira e afins (a sério, aos 6 anos???).
Disse-lhe que as camisolas são quentinhas e bonitas, e que ela tem 6 anos, não tem de andar preocupada em parecer gorda, porque está muito bem.
As conversas não se fazem só de palavras. Vale-nos a comunicação feita por olhares e silêncios. As mães sentem certas coisas e eu senti que aquilo não era uma preocupação genuinamente dela.
- quem te disse isso? Quem disse que parecias gorda com as camisolas polares? Isso não é uma ideia da tua cabeça!
Silêncio. Olhar triste. Não precisei de resposta. Dei-lhe um beijo de boa noite e ficámos por ali.
Hoje, no telefonema matinal habitual, encorajei-a a não se deixar abater por tudo o que os outros dizem e ela lá confessou que tinha sido a amiga que lhe tinha dito aquilo. 
Incentivei-a a brincar com outras meninas, que aquela não é a única amiga que existe e que deve dizer-lhe que ela está a ser má ou então ignorá-la.
Acabou por dizer que cada menina tinha o seu grupinho de brincadeira e que ela brincava com a B., a tal melhor amiga. E depois, a afirmação final:
- se eu não brincar com a B., com quem é que ela vai brincar?
E eu fiquei meio sem saber o que dizer...talvez haja algum motivo para ninguém brincar com ela para além da minha filha. Ninguém gosta de autoritarismo e pretenciosismo. A minha filha, pelos vistos, prefere sofrer com isso do que ir em busca de novas amizades. Ou então é generosidade a mais...acho que vai ter de aprender sozinha.

4 comentários:

  1. ..as nossas filhas tem 1 mês de diferença...e a minha no ATL passou por uma situação parecida...até eu pedir que tivessem atenção às conversas delas porque a outra passava o tempo a fazer da minha criada...até a mandava apanhar coisas que atirava para o chão...:(

    ResponderEliminar
  2. Tenho exatamente o mesmo problema com a minha...deve ser do nome ;) Por um lado comove-me a bondade dela por outro sei que tem de se impor e defender ou será pisada toda a vida pelos outros e isso é a ultima coisas que quero para ela...sei exactamente como é essa angustia de não saber bem o que dizer, acho que será uma "luta" por muito anos :/
    Torço que tanto a tua como a minha encontrem "A" verdadeira AMIGA como merecem.

    beijo

    ResponderEliminar
  3. A tua filha tem muito bom coração e isso deve-se aos ensinamentos que lhe dás.Está dentro dela a bondade.
    Ela é assim tem tempo de aprender e fazer as suas escolhas.
    Há crianças que nos rodeiam que são muito crueis e com sentimentos menos calorosos.
    Deus agrada-se de a tua menina ser assim...

    Quando te li vi a minha Sofia, que por vezes gostava que acordasse mais para a vida dura.

    ResponderEliminar
  4. Vai ser sempre assim... Vai sofrer, mas muitas vezes optar por ficar no cantinho dela, mas voltará sempre, está-lhes no genes, na maneira de ser.
    Tenho uma de 12 anos assim Raquel...

    Bjs grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |