Do sobrinho bebé

27 de setembro de 2009

Nunca mais escrevi sobre este assunto, muito porque a minha irmã também não tem escrito e não quero atropelar os acontecimentos que são tão dela. Apesar de tudo, vivemos nesta fase alguma ansiedade por ela e pelo bebé. Eu ligo-lhe todos os dias, às vezes mais do que uma vez, confesso. Está de baixa desde sexta feira, porque teve perdas de sangue que se confirmaram resultar de um princípio de descolamento de placenta. A adicionar a tudo isto ela vomita como se não houvesse amanhã, com alturas um pouco melhores, claro. O tempo assim passa mais devagar. Chegou às 10 semanas e eu só quero que tudo termine bem.
Ouviste bebé?? Cola-te lá bem!!!

Manhã animada

26 de setembro de 2009

Começaram por nos presentear com um teatro de fantoches, ela era o polvo azul e ele o verde. Muito divertido. Depois foi altura para dar lugar a uma sessão de cantoria.
Depois foi tempo da Orquestra Sinfónica do Olho de Boi dar o seu private show.

Coisas dele

22 de setembro de 2009

Hoje saimos de casa da minha sogra a cheirar imenso a comida.
O pai, ao entrarmos no carro comentou:
- epá, cheiramos tão mal!
O Gabriel vira-se e diz, muito rápido:
- não fui eu!!!!

Se de repente eu tivesse uns trocos para gastar comigo...

21 de setembro de 2009

Rotinas

21 de setembro de 2009

Enquanto eu despacho o jantar, eles vêem desenhos animados. Hoje o pai foi ver o SCP (que por acaso está a levar dois na pá do Olhanense...céus!) e eu estou a sós com a pequenada.
A cozinha está em estado de sítio, mas também só me vou dar ao trabalho depois de estarem os dois deitados.
Do Gabriel, tenho para mim que já está encarrilado na escola nova.
Tem um amigo que se chama Rivaldo. O Rivaldo é preto e grande. O Rivaldo é muito atrevido e castiço. O Rivaldo repete sempre a sopa e o prato.
Hoje, ele e o Rivaldo brincaram aos namorados.
Ora toda eu era ouvidos. Pois que consiste em os meninos apanharem as meninas e, caso a coisa corra de feição, se as apanharem têm de lhes dar um beijinho.
Ora aqui espetei as orelhas, abri os olhos e perguntei:
- beijinhos??? onde é que vocês dão os beijinhos???
Ele, a esta altura, na cadeira do carro, corado, com a cabeça escondida atrás dos joelhos:
- é na boca, mas nunca consegui, então dei na cara.
Mas que vida a minha!!! Ainda nem 5 anos tem!!!

Fall

20 de setembro de 2009

Amanhã começa o Outono. Mais uma segunda feira. O meu miúdo tem os joelhos todos esfolados, mas aguenta estoicamente, porque jogador da bola à séria não se queixa dessas coisas. Andou toda a tarde com o equipamento da equipa do coração e chama-me muitas vezes para me mostrar os "truques" que já sabe fazer com a bola.
Lentamente sinto-o descomprimir. Na sexta feira, finalmente, deixou escapar muitas coisas em relação à escola nova. Que jogou ao jogo do lenço e do telefone estragado, que assistiu à inauguração da biblioteca, no ginásio, onde estavam muitos meninos, todos os que havia na escola.
- sabes mãe, uma biblioteca é um sítio onde há muitos livros.
Foi buscar a irmã à escola antiga mas recusou-se a sair do carro. Ele é assim. Cheio de sentimentalismos. Receou que a tristeza o invadisse ou que não soubesse o que dizer. Mas o T. perguntou por ele, com aqueles olhos grandes e levei-o até ao carro, para que dessem um aperto de mão. Como foi a saudade a ir ter com ele, lá ficou com os olhos brilhantes a explicar ao T. que a escola dele era para meninos crescidos e que tinha uma biblioteca e tudo. No fundo, o nosso coração é maior do que o sabemos e há sempre espaço para mais.

[da série]Couples

20 de setembro de 2009

(Patrick Swayze e Lisa Niemi)
"Suponho que se trata de manter o amor vivo, de nos apaixonarmos uma e outra vez pela mesma pessoa, de nunca tomar o outro por certo e de sermos capazes de perdoar e confiar. Seja o que for, funcionou connosco."

(hoje revi o Dirty Dancing, e a tristeza invadiu-me de novo)

Medidas

19 de setembro de 2009

Hoje fizémos mais umas marquinhas na parede:

Ele - 1.10m
Ela - 94cm

(3 cm a mais para cada um, de Março para cá)

Aos quase 5 anos

19 de setembro de 2009

Finalmente assina, orgulhoso, os seus desenhos e trabalhos.

Aos quase 5 anos

18 de setembro de 2009

O meu filho está altamente informado sobre contracepção.
Ontem, finalmente, dei-lhes a novidade de que iriam ter um priminho/a bebé. Ficaram muito felizes.
Entretanto, ele sai-se com esta:
- pois é mãe, a tia não tomou os comprimidos e agora olha, vai ter um bebé.
(ele vê-me tomar a pílula e sabe para que serve, já tendo pedido muitas vezes para que não tomasse porque quer mais um mano)

Hoje encontrei-o assim...

17 de setembro de 2009

Fui a última a chegar e, mal abri a porta, dei de caras com o um puto completamente esparramado no pouf a dormir.
Pediu ao pai para ver Tv na cozinha, mas queria deitar-se e nas cadeiras não dava...óbvio que acabou por ceder ao cansaço.
Ainda não pude pôr as novidades da escola dele em dia, portanto.

Das nossas viagens matutinas

16 de setembro de 2009

Se antes lutavamos por ter momentos breves de silêncio, agora estranhamos a ausência de ruído. Ela, que acorda sempre eléctrica e que ia no carro a espicaçar o irmão, a cantar ou a fazer todo o tipo de perguntas que ninguém quer responder aquela hora, vai a olhar pela janela, calada que nem um rato, porque o mano já não está, então já não dá pica fazer estrilho...tadica...

Eu ainda acho que posso escolher tudo sem lhes dizer nada

16 de setembro de 2009

Andava toda feita que o bolo de aniversário dela ia ser com a Moranguinho. Ontem disse-me:
- mãe, quero um bolo com a Polly Pocket!
Hum...ok...

Balanço

15 de setembro de 2009

Portou-se bem mas não comeu quase nada...esteve o dia todo só com um prato de sopa. Não aceitou comer mais nada e elas acharam por bem não insistirem, uma vez que está a adaptar-se...
Espero que amanhã corra melhor.

E pronto

15 de setembro de 2009

Já vestimos o blog para o Outono.

Contagem decrescente

15 de setembro de 2009

Os 3 anos estão já aí ao virar do mês.
Ontem, a ver as fotos da sala do irmão:
- oh, tão fofinha, a Mizé!
- quero ir para a tua escola! tão gira!
No outro dia, enquanto a vestia, magoei-a sem querer:
- então mãe! já te disse muitas vezes, tens de ter cuidado! ai-ai!
Gosta muito de se armar em mãe de toda a gente, acha que já é muito sabida. Ninguém lhe fica indiferente. Por onde ela passa anda tudo num virote.

Dia 1

15 de setembro de 2009

Ficou choramingas, a tentar agarrar-me de todas as formas, a não querer que me fosse embora.
A Mizé lá o agarrou e sentou-o no colo e eu aproveitei a deixa para sair.
Ainda o vi à janela, já do lado de fora das grades e acenei-lhe muitas vezes.
Entretanto ligaram por outro assunto, para o meu marido, e ele perguntou como estava:
- ficou xôxinho, mas depois relaxou e já está a brincar com os outros...
Hoje é massa com atum, que ele gosta muito, espero que coma bem e que goste do ambiente.
Quando entramos nada tem a haver com o colégio tranquilo onde ele estava. Os meninos da primária corriam para as salas ao toque da campaínha, tudo fervilhava.
Vai crescer...tem de ser...não é forçosamente mau. Para o ano vai ser tudo mais fácil.

Triste, muito...

15 de setembro de 2009

1952 - 2009

Recomeços

14 de setembro de 2009

Hoje foi o dia 0 da contagem. Hoje esteve na escola nova, acompanhado pelo pai, durante uma horita, que serviu para conhecer as professoras (educadora e auxiliares), tomar contacto com os novos amigos e fazer o reconhecimento da sala e do recreio. Infelizmente não pude estar presente e foi o pai que partilhou com ele estes momentos. Esteve sempre agarrado às pernas dele e chorou muito, mesmo a soluçar, quando finalmente entraram dentro da escola. Sempre com os olhos postos no chão, como se olhar para as coisas e para as pessoas tornassem tudo real e irreversível. A primeira vez que fez contacto visual foi com a Educadora, que conseguiu falar um pouco com ele. Lá aceitou sentar-se junto da auxiliar que está lá a estagiar e disse-me mais tarde que tinha gostado muito dela. Ainda esteve sozinho na sala quando o pai saiu para ir ver o resto das instalações.
Amanhã é a sério. Amanhã é o dia todo e sem muletas.
(imagens possíveis, tiradas com o telemóvel)

Custa-me sempre tanto, tanto, dizer adeus

11 de setembro de 2009

Nem que seja só um bocadinho, porque no fundo vou continuar a ver aquelas caras, daquelas pessoas que tanto deram ao meu filho. Mas ele já lá não vai estar, a ser acarinhado por aquelas mãos. A L. hoje esforçou-se nítidamente para controlar as lágrimas, quando me dizia:
- a mãe diga-lhes que ele se perde nos pensamentos à hora de almoço e se esquece de levar a colher à boca, que têm de estar sempre em cima dele.
E eu engoli as minhas, para as chorar agora que estou aqui a escrever e a soltar a minha angustiazinha. A L. fica-me no coração. A L. foi o regaço que o acolheu aos 2 anos e 9 meses, altura em que saiu debaixo das minhas asas pela primeira vez. Será sempre especial para mim.
Fica a certeza de que foi ali muito feliz e que deixa imensas saudades a toda a gente que lidou com ele. E eu só desejo que ele seja tão bem tratado na escola para onde vai como o foi ali. Só.
E sou mariquinhas. Sou....

Feliz! Feliz! Feliz!

10 de setembro de 2009

As saudades de um bebé pequenino são muitas. E hoje soube que vou ser tia novamente. Depois de muitas peripécias, tristezas e sofrimento, a minha irmã vai ser mãe novamente e a Luna vai ter o bebé que já pede há tanto tempo.
Não estou grávida, mas.......é quase como se estivesse. Vou ser uma irmã muito chata :)

Lá fui à reunião

10 de setembro de 2009

Espero honestamente estar a tomar a opção certa. Vai custar-me horrores, a ele também. Mas também sei que a capacidade que temos para nos adaptar é muito maior do que pensamos e que a insegurança do início vai passar com o tempo.
Ele hoje chorou, quando lhe transmitimos a nossa decisão. Eu deixei-o chorar. Chorar faz bem. O pai está pior que ele, porque têm o feitio igualzinho e ele mete-se no lugar do filho.
Passado a notícia de choque, ele mastigou a nossa conversa e já está muito mais conformado.
2ª feira é dia de apresentação. O pai vai com ele. Só lá vão estar das 9H às 10 H, para conhecer a professora, a sala e o recreio. 3ª feira é a sério.
Agora tenho uma bata e uma lista de material interminável para comprar.

[as grandes vantagens são a de ele transitar com amigos da sala do pré escolar para a 1ª classe e de a irmã ter quase garantida a entrada na pré para o ano que vem]

(e gostei muito da Educadora)

Chuva, trovoada e relâmpagos

9 de setembro de 2009

Quem é que não ou(viu)??
Pois, mas o calor húmido anda a dar cabo de mim...uma pessoa parece que anda sempre com a roupa colada à pele, mas sem suar, não sei se me faço entender, tipo estufa ambulante.
Anyway, isto para dizer que já tenho saudades do Outono. Sim, fuzilem-me, mas é verdade. Daquele Outono em que ainda não está frio, mas já se sentem as manhãs e as noites mais fresquinhas. Em que caem umas chuvinhas de noite e acordamos com o cheiro a terra molhada.

Dilema

9 de setembro de 2009

Contra todas as expectativas e numa fase em que já nem pensavamos nisto, hoje recebi um telefonema da escola básica [mesmo aqui à porta de casa] onde os inscrevi para o pré escolar.
O bom é que o Gabriel entrou, a reunião com a educadora e coordenadora pedagógica é amanhã e o dia de apresentação é já 2ª feira.
O mau é que a Diana não entrou.
Há uma lista de espera de 86 crianças e os de 2006 estão mesmo nos últimos 10 lugares. Os condicionais que iriam entrar para a 1ª classe não entraram, porque não há vagas e então ficaram mais um ano na pré. Logo não desocuparam as vagas que poderiam ter sido abertas no pré escolar. Logo foi uma sorte enorme o Gabriel ter entrado.
A minha cabeça está a mil. Foi tudo muito repentino. O meu miúdo-meigo-que-detesta-mudanças-de-rotina vai ressentir-se com toda esta reviravolta e mais que tudo, com o facto de já não ter a companhia da irmã no recreio e à hora de almoço.
Depois de muitas voltas que dei à cabeça decidi comparecer na reunião de amanhã. Decido depois de tudo o que vou ver e ouvir. No entanto, e porque sei bem quem tenho em casa já falei com ele e expliquei-lhe o que se passou e o que estamos a ponderar, just in case.
Tadinho do meu piolho...amigos novos, professora nova, escola e sala novas, nada de mana...ai...
[já para não falar da reorganização de toda a nossa rotina leva-e-traz da escola]

Bodas de Lã

8 de setembro de 2009

E assim passamos mais um ano juntos. Já lá vão 7.
Amo tudo o que construimos juntos.
Anseio por muitos mais anos ao teu lado...

Fotos doces, que trazem cheiro a férias

6 de setembro de 2009

Para me relembrar que hoje é o último dia. Amanhã começa um novo ano lectivo para eles, e mais um ano de trabalho para nós...
Agora fico sempre a aguardar cada feriado, ponte, fim de semana grande. Já só penso no aniversário da Diana.
[tiradas pela minha amiga Sophie]

Mais parece tortura

4 de setembro de 2009

Mas estão os dois de volta do meu cabelo. Parece-me que no final vou ficar careca mas, entre eles, ajeitam algumas mechas para um lado, ele finge que me corta a franja, ela diz que me está a secar o cabelo, enquanto me dá muitos beijos e diz:
- pronto, filha.
E eu, que detesto tanto que me mexam no cabelo, deixo. Porque são meus filhos. Não me consigo negar a estes carinhos.

Só me arranjam distrações

4 de setembro de 2009

Agora sou agricultora.
Depois das férias não sei como vou conseguir dar conta disto. :)

A minha filha é muito croma

3 de setembro de 2009

Com os primos

3 de setembro de 2009

Num dos raríssimos momentos em que pararam quietos.

Para terminar as férias em beleza

3 de setembro de 2009

[até porque estas estavam a ser tranquilas]
O pai ontem torceu o pé a jogar à bola com amigos. As dores que sente justificaram, hoje, uma ida ao hospital para ver se é mais que um pé torcido. Estamos à espera que não.
De qualquer forma, tem muita dificuldade em deslocar-se, a pintura do nosso quarto ficou hipotecada e as saídas de certeza que ficaram reduzidas a nada, porque lhe custa conduzir. Great!!
Vou ali fazer uns douradinhos para o almoço, que os miúdos descobriram recentemente que gostam de os comer.

4 anos e 9 meses

3 de setembro de 2009

Dentro de três meses o meu primogénito fará 5 anos...e a mim custa-me a acreditar que se passaram 5 anos desde que ele nasceu.
Vai fazer o pré escolar, já não vai dormir a sesta, tem um vocabulário incrível e está enorme.
Cada vez me dá menos trabalho. Lava os dentes e os pés sozinho, despe-se sozinho para tomar banho, consegue preparar a tigela do pequeno almoço sem ajuda...
Apesar de ter os seus momentos de stress, continua a ser um miúdo 5 estrelas, obediente, meigo e muito alegre.
[recordando, porque já me começa a bater a nostalgia...]

Setembro chegou

1 de setembro de 2009

Não fosse ter tido consulta hoje e nem me dava conta.
Lá fui fazer a citologia, que não era feita há quase 3 anos. Agora é esperar que esteja tudo bem.
Tirando isto, é bom pensar que Setembro começou, mas ainda temos uns dias até voltarmos à nossa rotina.
Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |